top of page

Equipe Colônia®

Conheça os criadores

do jogo Colônia®

Foto Gui IA.jpg
Foto Prof. Guilherme.jpg

José Guilherme Prado Martin

Professor de Microbiologia e coordenador da pesquisa

Departamento de Microbiologia (Universidade Federal de Viçosa)

Fermentador por paixão e profissão, tenho coordenado projetos de pesquisa sobre fermentação de alimentos e bebidas no Laboratório de Microbiologia de Produtos Fermentados (FERMICRO), Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em meus projetos, procuro entender como bactérias e fungos convertem ingredientes simples em produtos tão saborosos como os fermentados. Executar o projeto do jogo de tabuleiro "Colônia" foi uma tarefa complexa, pois traduzir o conhecimento científico em um instrumento lúdico e didático é sempre algo bastante desafiador - mas, todo esforço valeu a pena! Bora fermentar com os micro-heróis do Colônia?

  • @fermentamovel
  • @fermicro.ufv
  • LinkedIn
Jonas IA.jpg
Jonas.png

Jonas da Silva Teixeira

Pesquisador e desenvolvedor do jogo

Como doutorando do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola da UFV, tive a honra de participar do projeto Colônia. Esta experiência foi inovadora tanto para nosso Programa quanto para nós, idealizadores. Com base nos conhecimentos sobre a microbiologia da fermentação dos alimentos, buscamos construir um instrumento que possibilite aos jogadores uma verdadeira viagem pelo complexo mundo da fermentação, fazendo uso de uma linguagem lúdica e envolvente. Espero que o jogo Colônia seja capaz de gerar engajamento e instigar o interesse sobre a fermentação de alimentos em jovens e adultos!

  • Facebook
  • LinkedIn
Paulo IA.jpg
Paulo.jpeg

Paulo Prates Júnior

Professor de Biologia

Centro de Inovação Tecnológica - CIT (Instituto Federal de Rondônia)

Sou biólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde descobri a beleza dos minúsculos protozoários. Na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), conheci microrganismos causadores de doenças em plantas, os chamados fitopatógenos. Ao chegar na UFV, me apaixonei pelos fungos micorrízicos e outros microrganismos benéficos, muitos deles capazes de fabricar deliciosos alimentos fermentados. O jogo Colônia é uma prazerosa celebração que somou e dividiu esforços para popularizar a ciência e democratizar o acesso ao conhecimento científico. Fermentar é preciso – e se divertir, também!

Alan IA.jpg
Alan.jpeg

Alan César Belo Angeluci

Professor

Escola de Comunicações e Artes (Universidade de São Paulo)

Jornalista por formação e pesquisador das dinâmicas da comunicação digital, investigo as relações sociais e culturais no ambiente conectado. Meu interesse passa por entender como as pessoas interagem, se comunicam e encontram novas formas de entretenimento. Pensar em um game físico foi um desafio instigante que me fez refletir sobre como ativar estratégias lúdicas por meio dos mecanismos do design de jogos. Afinal, traduzir conceitos em experiências envolventes é sempre um exercício fascinante - e foi exatamente isso o que me motivou nessa jornada!

  • LinkedIn
ThiagoGari
ThiagoGari

Thiago Gari

Ilustrador

Ilustração sempre foi minha essência, e transformar traços em personagens cheios de personalidade é o que me move. Minha jornada começou nas ruas, evoluiu com o Design e ganhou o mundo através de projetos para diversas marcas. Criar mascotes e explorar novas formas visuais é um desafio que encaro com entusiasmo - cada traço conta uma história, cada cor dá vida a uma ideia. E quando vejo um personagem pronto para conquistar seu espaço, sei que todo o esforço valeu a pena!

Link de Portfólio: thiagogari.com

  • Instagram
LOGO LAB FERMENTADOS_edited.png
fapemig_edited.png

Contato

fermicro@ufv.br

Tel: (31) 3612-5070

Universidade Federal de Viçosa
FERMICRO - Departamento de Microbiologia


Av. Peter Henry Rolfs, s/n, Campus Universitário - Viçosa - MG, 36570-900

Mídias

  • Instagram Fermicro
  • YouTube Fermicro
Prancheta 1logo-colonia.png

©️ 2025 COLÔNIA®. Todos os direitos reservados. Desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa,

com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) (APQ-02439-22).

bottom of page